10 de outubro de 2006

O crime que compensa

E então, para delírio do povo de Wall Street, os rumores se confirmaram e Google anunciou ontem a compra do YouTube por 1.6 bilhões de doláres.

Mas o que leva alguém a comprar o YouTube?
Você conhece, adora e consegue perder horas da sua vida clicando de um vídeo pra outro indefinidamente, mas você entende como o YouTube faz dinheiro?

Pois é, ele simplesmente não faz dinheiro algum. Em seu ano e pouco de existência o YouTube não fez um centavo e acumula uma dívida perto dos 30 milhões de dólares, a maior parte dessa grana relativa à custos de banda.

Talvez os advogados do Google estivessem pedindo um pouco mais de aventura em suas vidas.
Todo o modelo de negócios (se é que se pode usar este termo nesse caso) do YouTube é baseado na violação de copyright alheio. O YouTube só é o maior fenômeno do vídeo online porque a maior parte do seu conteúdo é roubada de alguém sem aviso, permissão, ou royalties. Você não passaria o tempo que passa no YouTube se nele só houvessem videoblogs de teenagers americanas e gatos fazendo coisas fofas.

Americano já é uma galera que nem adora um processo mesmo. Aliás, se eu fosse um advogado americano eu agora estaria fazendo upload da minha incrível imitação de Elvis Presley e entrando com um processo amanhã. Afinal, o YouTube podia não ter grana, mas Google tem.

Bolha 2.0
De qualquer forma, é curioso tudo isso, tem um certo cheiro de 'bolha internet' novamente, quando negócios falidos e sem perspectiva eram comprados por valores beeeem maiores que o YouTube foi. Lá, como aqui, o mérito é todo do adquirido por ter feito o outro dizer "eu topo".

Mas a internet é fascinante e aposto que esse modelo vai fazer escola e, como o modelo Amazon.com e o modelo Google, pessoas vão escrever livros, teses e fazer palestras sobre o modelo YouTube, que consiste em abrir e deixar sangrar meio milhão por mês durante um ano e depois vender tudo por 50 vezes mais.

Agora é esperar 2 ou 3 anos e pagar pela língua ou concluir que realmente o Sr. Eric "Google" Schmidt estava louco e retardado naquele outubro de 2006.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial