13 de novembro de 2006

Lost - Pros e contras da 3a temporada

***SPOILER DISCLAIMER***
este post pode conter informações que irão estragar o prazer da surpresa se você não assistiu Lost até o 6o episódio da 3a temporada.

A atual temporada de Lost teve 6 episódios e agora entra em uma pausa de 3 meses antes dos outros (espera-se) 18 ou 19. Ao contrário de qualquer coisa sobre a ilha e a trama principal, o que acabei descobrindo é que Lost não é e dificilmente voltará a ser o que foi na primeira temporada.
Pode parecer uma constatação óbvia, mas ser uma série de duração indeterminada e não uma novela ou uma mini-série estão progressivamente fazendo muito mal à história.

Claro que nem todos concordam com isso. Tentei reunir os 5 principais pontos de discórdia entre os fãs que gostaram do que viram até agora e os que percebem um declínio do seriado.

Vamos a elas:

PROS
1. Novas possibilidades: no mínimo temos toda uma nova área da ilha, na verdade uma outra ilha, uma nova instalação, uma porrada de novos personagens com suas próprias histórias, backgrounds e mistérios. Há um bom potencial e ainda poderemos ter toda uma nova gama de flashbacks irrelevantes.

2. Novos personagens: Algumas pessoas resmungam que os novos personagens estão apenas tirando tempo de tela dos seus amados personagens originais. É verdade, mas acho que o sangue novo é apenas reflexo necessário de um show que precisa manter sua longevidade. Mas novos personagens trazem novas responsabilidades, e se nego não explicar logo de onde vêem e a que se prestam todas essas pessoas as coisas vão ficar bem chatas.

3. Avanços na trama: Eu bem queria concordar com esse ponto. Os avanços na trama na minha opinião são muitíssimo sutis pra uma mini-temporada fechada de 6 episódios. Consigo achar bom ver que o Locke agora tem um novo objetivo na vida que não envolve ficar apertando botões trancado numa escotilha por todo o sempre, por exemplo. A apresentação dos others e a nova ilha também são avanços, sutís, mas são. Praticamente qualquer outra trama que tenha começado na segunda temporada ficou intocada.

4. Morte de personagens: Sim, quando o Eko morreu eu pensei "não bastava já estar tudo bem mais-ou-menos, ainda tinham que matar um dos personagens mais interessantes e bem construídos e botar Paulo e Nikki!?", mas é claro que a morte de personagens é um ingrediente importante numa série, de certa forma dá uma vida - por irônico que seja - e um impõe um tom mais realístico à ficção.

5. Sexo: Ok, com essa todos nós concordamos. :-)


CONTRAS
1. Foco limitado em personagens: admitam, essa mini-temporada foi praticamente um "The Jack, Sawyer and Kate Show", alguns dos personagens originais preferidos tipo Hurley, Charlie ou Claire foram relegados a meros extras, Desmond agora parece ainda mais importante para a trama principal e teve apenas 1 ou 2 cenas, e alguém aí ainda se lembra do Vincent?

2. Morte do Mr. Eko: Faz você se perguntar sobre todo o porquê da existência da segunda temporada e a "saga da galera da cauda" e se sentir um pouco enganado ao perceber que eles apenas ganharam um bocado de tempo inventando e desenvolvendo meia dúzia de personagens, dos quais não sobrou absolutamente nenhum. Digo, sobrou o Bernard, mas alguém o vê sendo fundamental ou mesmo esbarrando em qualquer uma das subtramas?

3. Nenhum avanço da trama: Esse contra é dos grandes. Eu agüento teasers, quem assiste Lost está acostumado a eles, mas estão exagerando. Pra onde diabos estamos indo? Seis episódios com os others e não sabemos nada sobre eles? Se Kate e Sawyer estão presos pra ficar quebrando pedras o mínimo que se espera é uma pista de pra que eles o fazem. Temos três personagens em contato direto com os others e em momento algum se pergunta um simples "quem são vocês? como chegaram aqui? o que estão fazendo? por que e pra que?".

4. Personagens idiotas: Desculpe Santoro, mas Paulo e Nikki são a pior coisa que já aconteceu à série. Até mesmo o surgimento e morte do Dr. Arzt no final da primeira temporada foi mais aceitável e dava pra acreditar que ele estava ali o tempo todo de fato. Mas nesse momento é muito tarde e muito porco jogar duas pessoas ali, agir como se eles estivessem ali o tempo inteiro e esperar que aceitemos. A primeira frase do Paulo em Lost foi algo no nível de "mas quem são os outros?". Pqp, é assim que você quer nos convencer que ele está lá o tempo todo desde que o avião caiu? HAHA.

Os velhos personagens também estão bem idiotizados, Locke tem que ler o cajado do Eko duas vezes pra entender a referência ao norte? Locke nunca entendeu ou se interessou pelo esquema dos monitores da Pearl até a Nikki ter sugerido? Porra, mesmo depois de assistir o filminho de orientation 50 vezes? E Sayid pergunta "que monstro?" Ele não tava lá quando árvores balançavam e saiam do chão na frente de todo mundo?
Um pouco de consistência, por favor.
o que nos leva ao ponto crucial...

5. Furos de roteiro: Suspension of disbelief é uma expressão americana sem tradução que se aplica a obras de ficção quando há uma "suspenção da realidade", crença ou verossimilhança. Quando há a boa vontade do leitor em aceitar as premissas de um mundo de fantasia. Quando você se deixa levar pela história e aceita aquilo como verdade e é levado por ela. Se você assiste Star Wars ou De Volta Para O Futuro você está tendo uma experiência de suspension of disbelief, ninguém sai do cinema falando "não gostei, é mó mentirada", porque aquela é outra realidade que não tem compromisso com a sua. É um contrato entre o filme o espectador, a chamada "magia do cinema". :)
Você pode traçar o que quiser na sua ficção, no entanto, uma vez dentro daquela realidade, estabelecido o senso comum e apresentadas suas regras, você tem que seguí-las.
Em Lost essas regras foram mal administradas, algumas esticadas até arrebentar e a magia do cinema está agindo contra a série e se tornando furos de roteiro.
Acho que isso merece um post próprio, portanto continue abaixo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial