27 de novembro de 2006

Ronaldinho vs Villareal

Ontem foi um dia e tanto para o garoto.


E se você odeia futebol, e teve ânsia de fechar o browser só de ver a tela acima, peço apenas que veja esse lance (20 s), tenho certeza que ainda é capaz de apreciar uma bela obra-prima.

24 de novembro de 2006

A Fuga dos Perus

Em plena véspera de Thanksgiving, perus de Nova Jersey são flagrados esperando o trem numa desesperada tentativa de fugir da cidade, e de seu cruel destino.


Procurada pela equipe do Deshnok, Mrs. Tweedy não quis comentar o caso.

18 de novembro de 2006

Lost - As 50 maiores pontas soltas

O IGN fez uma lista das 50 maiores pontas soltas da série até agora. Como eu já falei anteriormente, é interessante rever como certos assuntos começam, ganham uma puta importância e são meramente abandonados ao esquecimento.

O artigo é legal, mas a pretensão de fazer uma lista de 50 itens obriga o autor a incluir muita forçação de barra, redundâncias ou pedidos de explicação de coisas irrelevantes ou que já foram tacitamente explicadas.

Vamos a elas:

50. Os Others e o mundo exterior - qual a relação entre eles e pq eles não vão embora?

49. O cara de tapa olho

48. A ilha prisão - como eles chegaram até lá e como ninguém viu antes?



47. A citação no cajado do Eko, João 3:05

46. O pé da estátua de 4 dedos

45. Porque haviam tantas armas na escotilha? (se ela era destinada a apenas duas pessoas)

44. O cabo - que o Sayid encontra na praia, em suas andanças da primeira temporada.

43. Bússola apontada para 325 - Ben diz que para o Michael sair da ilha ele deve manter a bússola apontada a 325. Por que? qual o significado do número e o que há naquela direção?

42. A escotilha Pearl

41. A torre do rádio - por onde eram transmitidos os números e por onde agora é transmitido o pedido de socorro da Rousseau.

40. Esqueletos na caverna - Na caverna que desmorona e onde moraram um tempo haviam 2 esqueletos de um homem e uma mulher, apelidados de Adão e Eva, com eles Jack encontra um saquinho com uma pedra preta e uma branca.

39. Por que Ben não pegou o Jack antes? - Se ele já sabia a tempos que estava com um tumor e que Jack era um cirurgião especializado.

38. O significado dos 108 minutos.

37. Há quanto tempo os eventos da ilha estão acontecendo? - A idade de coisas como o Black Rock, Adão e Eva, avião de contrabantistas e equipamentos das escotilhas fazem você ter vontade de ter uma timeline completa da ilha. O quanto a Dharma é responsável pelas coisas bizarras e o quanto elas já eram bizarras naturalmente.

36. Quem é a misteriosa filha do pai do Jack?

35. Onde está a equipe da Pearl?

34. Simbolismo preto e branco - pedrinhas de adao e eva, sonho da Claire, tabuleiro de gamão...

33. Jack arremessado do avião - por que enquanto estão todos correndo pela praia, o Jack acorda tranquilamente bem distante, no meio da floresta, e porque suas pupilas dilatam quando ele abre o olho? na primeira cena do primeiro episódio.

32. Suprimentos - comida e remédio caem do céu periodicamente. Por que? Pra quem? Pra que? Quem manda?

31. Por que Desmond não conseguiu sair da ilha? - Ele diz ter navegado 2 semanas e meia para o Oeste sem sucesso. Por que? Se o problema é o magnetismo e a bússola enlouquecida, um navegador preparado como ele não poderia ter simplesmente navegado para onde o sol se põe, ou seguido as estrelas?

30. Ben viveu a vida inteira na ilha - como assim? :)

29. Onde o Desmond escondia o barco?

28. Onde estão e quem são os sobreviventes capturados pelos Others?

27. O que é o tubarão Dharma?

26. Libby - Embora nunca tenha ganhado um episódio próprio, seu passado estava ligado a personagens demais para ser simplesmente ignorado.

25. O Black Rock - como um navio aparece no meio da floresta?

24. Michael e Walt - Eles conseguiram chegar em terra firme? O que aconteceu? Porque os Others se deram ao trabalho de capturá-lo e depois deixá-lo ir na maior. Veremos eles novamente?

23. Desmond pode ver o futuro? como? quanto? por que?

22. A implosão da escotilha - por que explodiu? e por que quem estava dentro não morreu.

21. Onde está o corpo do pai do Jack? - um dos primeiros mistérios de toda a série.

20. Aaron - porque nego queria TANTO o filho da Claire? o que tinha de tão importante nele? Pq eles não dão a menor bola pra ele agora?



19. Que são as Vozes no meio da floresta?

18. Por que Mr. Eko foi assassinado? - O temível monstro é na verdade um testador de fé cristão?

17. A lista dos Others

16. As "pessoas boas" da lista dos Others

15. Por que os Others querem crianças? Alex, Aaron, Walt, ...

14. Como tantas pessoas sobrevivem à uma queda de avião?

13. Simbologia cristã

12. Qual o verdadeira plano dos Others?

11. O que esconde a ilha? - Certamente equipes de resgate foram ativadas para procurar o Black Rock, o Henry Gale e seu balão, Desmond e seu veleiro e agora os passageiros do vôo 815. O que impede que a ilha seja localizada?

10. A Doença - Rousseu fala muito da doença, Desmond tomava vacinas, as portas do hatch dizem Quarentena.

9. Poderes de cura da ilha - verdade ou mentira? e se é verdade... por que o Ben tem um tumor? :)

8. Pernas do Locke - como, por que e quando ele perdeu as pernas? por que sua 'cura' vem e vai?

7. Aparição de personagens mortos

6. Ursos polares

5. As incomuns coincidências e conexões entre os personagens.

4. The Dharma Initiative



3. Poderes do Walt - Algum dia vamos saber alguma coisa sobre os misteriosos poderes do muleque?

2. O Monstro

1. Os Números

13 de novembro de 2006

Lost - Pros e contras da 3a temporada

***SPOILER DISCLAIMER***
este post pode conter informações que irão estragar o prazer da surpresa se você não assistiu Lost até o 6o episódio da 3a temporada.

A atual temporada de Lost teve 6 episódios e agora entra em uma pausa de 3 meses antes dos outros (espera-se) 18 ou 19. Ao contrário de qualquer coisa sobre a ilha e a trama principal, o que acabei descobrindo é que Lost não é e dificilmente voltará a ser o que foi na primeira temporada.
Pode parecer uma constatação óbvia, mas ser uma série de duração indeterminada e não uma novela ou uma mini-série estão progressivamente fazendo muito mal à história.

Claro que nem todos concordam com isso. Tentei reunir os 5 principais pontos de discórdia entre os fãs que gostaram do que viram até agora e os que percebem um declínio do seriado.

Vamos a elas:

PROS
1. Novas possibilidades: no mínimo temos toda uma nova área da ilha, na verdade uma outra ilha, uma nova instalação, uma porrada de novos personagens com suas próprias histórias, backgrounds e mistérios. Há um bom potencial e ainda poderemos ter toda uma nova gama de flashbacks irrelevantes.

2. Novos personagens: Algumas pessoas resmungam que os novos personagens estão apenas tirando tempo de tela dos seus amados personagens originais. É verdade, mas acho que o sangue novo é apenas reflexo necessário de um show que precisa manter sua longevidade. Mas novos personagens trazem novas responsabilidades, e se nego não explicar logo de onde vêem e a que se prestam todas essas pessoas as coisas vão ficar bem chatas.

3. Avanços na trama: Eu bem queria concordar com esse ponto. Os avanços na trama na minha opinião são muitíssimo sutis pra uma mini-temporada fechada de 6 episódios. Consigo achar bom ver que o Locke agora tem um novo objetivo na vida que não envolve ficar apertando botões trancado numa escotilha por todo o sempre, por exemplo. A apresentação dos others e a nova ilha também são avanços, sutís, mas são. Praticamente qualquer outra trama que tenha começado na segunda temporada ficou intocada.

4. Morte de personagens: Sim, quando o Eko morreu eu pensei "não bastava já estar tudo bem mais-ou-menos, ainda tinham que matar um dos personagens mais interessantes e bem construídos e botar Paulo e Nikki!?", mas é claro que a morte de personagens é um ingrediente importante numa série, de certa forma dá uma vida - por irônico que seja - e um impõe um tom mais realístico à ficção.

5. Sexo: Ok, com essa todos nós concordamos. :-)


CONTRAS
1. Foco limitado em personagens: admitam, essa mini-temporada foi praticamente um "The Jack, Sawyer and Kate Show", alguns dos personagens originais preferidos tipo Hurley, Charlie ou Claire foram relegados a meros extras, Desmond agora parece ainda mais importante para a trama principal e teve apenas 1 ou 2 cenas, e alguém aí ainda se lembra do Vincent?

2. Morte do Mr. Eko: Faz você se perguntar sobre todo o porquê da existência da segunda temporada e a "saga da galera da cauda" e se sentir um pouco enganado ao perceber que eles apenas ganharam um bocado de tempo inventando e desenvolvendo meia dúzia de personagens, dos quais não sobrou absolutamente nenhum. Digo, sobrou o Bernard, mas alguém o vê sendo fundamental ou mesmo esbarrando em qualquer uma das subtramas?

3. Nenhum avanço da trama: Esse contra é dos grandes. Eu agüento teasers, quem assiste Lost está acostumado a eles, mas estão exagerando. Pra onde diabos estamos indo? Seis episódios com os others e não sabemos nada sobre eles? Se Kate e Sawyer estão presos pra ficar quebrando pedras o mínimo que se espera é uma pista de pra que eles o fazem. Temos três personagens em contato direto com os others e em momento algum se pergunta um simples "quem são vocês? como chegaram aqui? o que estão fazendo? por que e pra que?".

4. Personagens idiotas: Desculpe Santoro, mas Paulo e Nikki são a pior coisa que já aconteceu à série. Até mesmo o surgimento e morte do Dr. Arzt no final da primeira temporada foi mais aceitável e dava pra acreditar que ele estava ali o tempo todo de fato. Mas nesse momento é muito tarde e muito porco jogar duas pessoas ali, agir como se eles estivessem ali o tempo inteiro e esperar que aceitemos. A primeira frase do Paulo em Lost foi algo no nível de "mas quem são os outros?". Pqp, é assim que você quer nos convencer que ele está lá o tempo todo desde que o avião caiu? HAHA.

Os velhos personagens também estão bem idiotizados, Locke tem que ler o cajado do Eko duas vezes pra entender a referência ao norte? Locke nunca entendeu ou se interessou pelo esquema dos monitores da Pearl até a Nikki ter sugerido? Porra, mesmo depois de assistir o filminho de orientation 50 vezes? E Sayid pergunta "que monstro?" Ele não tava lá quando árvores balançavam e saiam do chão na frente de todo mundo?
Um pouco de consistência, por favor.
o que nos leva ao ponto crucial...

5. Furos de roteiro: Suspension of disbelief é uma expressão americana sem tradução que se aplica a obras de ficção quando há uma "suspenção da realidade", crença ou verossimilhança. Quando há a boa vontade do leitor em aceitar as premissas de um mundo de fantasia. Quando você se deixa levar pela história e aceita aquilo como verdade e é levado por ela. Se você assiste Star Wars ou De Volta Para O Futuro você está tendo uma experiência de suspension of disbelief, ninguém sai do cinema falando "não gostei, é mó mentirada", porque aquela é outra realidade que não tem compromisso com a sua. É um contrato entre o filme o espectador, a chamada "magia do cinema". :)
Você pode traçar o que quiser na sua ficção, no entanto, uma vez dentro daquela realidade, estabelecido o senso comum e apresentadas suas regras, você tem que seguí-las.
Em Lost essas regras foram mal administradas, algumas esticadas até arrebentar e a magia do cinema está agindo contra a série e se tornando furos de roteiro.
Acho que isso merece um post próprio, portanto continue abaixo.

Lost - Sobre continuidade

Às vezes ao fim de cada episódio fico achando que os roteiristas estão cavando sua própria cova e que não fazem idéia de como prosseguir ou de como enrolar mais e começam a cometer deslizes.

Nesse momento nós temos uma nuvem preta que come gente, um urso polar que mora numa caverna, uma ilha com poderes mágicos de cura, e a lista continua... mas isso nem seria problema, se alguém se importasse em ao menos ameaçar explicar alguma coisa. Da próxima vez que um plot ridículo for iniciado e abandonado completamente 2 episódios depois irei pessoalmente ao set botar fogo em tudo. :)

E a cada semana vai se fortalecendo aquela aquela impressão de que existem roteiristas novos na série que nem sequer viram as duas primeiras temporadas. Só pode ser.

Uma hora você tem others raptando pessoas no meio da noite, quebrando pescoços para tirar a suspeita de cima de si, pendurando drogaditos pelo pescoço e deixando-os a balançar até a morte. Daí na temporada seguinte eles batem no peito e dizem que não são assassinos, que eles é que são os "bons moços", e pior, ainda falam isso para as próprias pessoas que eles prenderam e torturaram.

Essa temporada nos agraciou com coisas incríveis como uma nova ilha.
Ora, nego já deu umas voltas pela ilha a pé, já subiu no ponto mais alto, já fizeram uma jangada e avançaram quilômetros mar adentro e já deram umas voltinhas com o veleiro do Desmond. Apresentar uma nova ilha visível a olho nú agora e dizer que sempre esteve lá é idiotizar seus espectadores.

Em dado momento haviam três pessoas dentro da escotilha, ela explodiu e virou uma cratera gigantesca. O que você espera que tenha acontecido a essas pessoas?
Bom, uma delas ficou muda durante 20 minutos, a outra acordou sem roupa e com poderes divinatórios, e a última serviu de lanche para um urso polar mas nunca levou uma dentada. ahn?
E sobre a própria escotilha que era tão fundamental para a ilha, tão funcional e perigosa que fez o Locke se cagar todo e admitir o erro, que regia uma engenhoca eletromagnética capaz derrubar aviões e fazer o céu ficar roxo, e etc. Não, não se toca mais nesse assunto nessa série. Próximo tópico, por favor.

Os flashbacks tornaram-se totalmente sem sal. Quando o show começou eles eram inteligentemente usados para ilustrar uma situação estranha ou mostrar como os personagens acabaram naquele avião. Agora parece que os flashbacks são usados apenas para 'desenvolver' os personagens, o foda é quando o desenvolvimento do personagem não bate com o que ele é.

Em um episódio a Rose tem certeza que seu marido está vivo e você é levado a crer que ela tem um longo, frutífero e feliz casamento a ponto dela e o marido terem uma conexão psíquica e o escambau. No flashback - tchanam! - você descobre que eles acabaram de se conhecer! :-)

E que tal isso, a Kate do flashback é uma filhadaputa de marca maior, sem coração, má pacaralho, fugitiva do FBI, explodiu o pai, planejou um assalto a banco e basicamente traiu e sacaneou todo mundo com quem teve algum contato algum dia na vida, incluindo a mãe, namorado, amigo de infância e marido. Ok.

Aí você tem a Kate da ilha, que é feita de refém por qualquer idiota em 2 segundos e que fica sentada numa cela da qual ela pode sair a qualquer hora porque não quer se separar dos seus 'amiguinhos', os quais ela conhece a 2 meses.
Mesmo sem todo aquele background já não nenhum faria sentido.

No mais recente episódio Jack tem a chance de iniciar uma fuga, ele fala com a Kate pelo walkie-talkie e manda que corra, essa totalmente descontrolada e chorando de soluçar não consegue falar coisa com coisa. Por que ela não fala, cacete, que o Sawyer está prestes a ser executado na frente dela? Por que ela não fala, cacete, que eles estão em outra ilha e que simplesmente não tem lugar algum para onde correr? Será que ela acha que essa informação é irrelevante e que é melhor ela ficar fungando no microfone? E para o Jack, não havia forma melhor de aproveitar a vantagem que ele tinha naquele momento?

A ladeira é íngreme e muito em breve nada nessa série fará mais sentido...
Ora veja você que na semana passada mesmo uma garota invadiu um campo de trabalhos forçados, cheio de pessoas fortemente armadas, portando apenas um maldito estilingue.

Já até consigo me ver achando Lost a pior série de TV de todos os tempos... só não consigo me imaginar sem assistí-la toda semana. :)

10 de novembro de 2006

Love is all you need

Nada melhor pra lembrar que a vida é curta e deve ser aproveitada de modo apropriado do que um vizinho mal encarado brincando com bombas nucleares.

Desde o início de outubro o consumo de camisinhas na Coréia do Sul aumentou 28% e os motéis estão com agendas lotadas até o fim de novembro. (Link, link e link)

8 de novembro de 2006